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Soluções Eficientes e de Rápida Implementação

Controle inteligente de estoques e materiais, gerando mais economia e eficiência na produção.

Saiba como podemos ajudar na eficiência da sua indústria

O seu estoque está sempre com diferença e a razão é desconhecida?

 

Aumentamos a eficiência de nossos clientes na correta gestão dos seus estoques, através de ferramentas automatizadas para ajustes de inventário e custos assegurando a plena capacidade de atender demandas de vendas, produção, com exatidão, evitando imprevistos e transtornos financeiros.

O sistema que você utiliza possibilita uma gestão de estoque eficiente?

 

A eficiência de uma gestão de estoque só é possível se os processos internos estiverem organizados, seja no cadastro de produtos, de clientes, o controle de compras e logística. Baseado na Síntese® é possível analisar os resultados, falhas e acertos nas tomadas de decisão que impactarão no futuro da empresa.

Existem conflitos entre Compras e Estoque para atender as demandas da Produção?

 

Ajudamos nossos clientes a estruturarem cadastros de produtos por famílias de forma inteligente para identificarem a falta daqueles mais críticos com aqueles fáceis de repor. Criar regras diferenciadas de ponto de reposição, como Kanban, dinâmico, estoque mínimo é imprescindível para atender as demandas de produção e manter a harmonia entre Compras e Estoque.

De que forma você faz a gestão de seus custos industriais?

 

Com as nossas ferramentas, você poderá automatizar processos nas rotinas de compras e manutenção de equipamentos. Poderá simular preço de venda com análise comparativa entre preço sugerido e os praticados pelo mercado, alertando quando o lucro é prejudicado.

Você está seguro das informações que seu sistema gera para as entregas das obrigações legais?

 

Com a nossa ferramenta você integra totalmente as movimentações realizadas no Comercial, Compras, Finanças, Estoques, Produção e Folha de Pagamento, atendendo o IFRS, Compliance Fiscal e Contábil, o SPED Contábil, SPED Fiscal, EFD-REINF, EFD IRPJ, ECF, e-Social, a apuração de impostos e as mais diversas obrigações acessórias do território nacional. Tudo isto dentro de única ferramenta, sempre atualizada, que cumpre todos os prazos legais.

Quais alertas inteligentes e sem interferência humana sua ferramenta de gestão possui, para informá-lo de possíveis tomadas de decisões de seus produtos, com relação a vencimentos de prazo de validade, garantias, etc.?

 

Com nossa ferramenta, ajudamos nossos clientes com alertas como: Um equipamento chegou no balcão de assistência técnica e já não possui mais garantia; sugestão de escolha de um item no estoque próximo de vencimento de sua validade; alertas de não conformidades apontadas no controle de Qualidade; Certificados de fornecedores que estejam vencidos, entre outros, assegurando assim, uma melhor gestão na tomada de decisão.

Quais os desafios para atender a revolução da indústria 4.0?

 

Para enfrentar estes desafios a VISImax promove integrações com parque fabril, obtendo informações mais apuradas e em tempo real, minimizando a ocorrência de erros, desperdícios de insumos e principalmente de tempo, obtendo um controle mais aprofundado e inteligente dos processos, que são os principais objetivos da Indústria 4.0.

Como está a sua eficiência na compra de insumos e matérias-primas?

 

Tenha o máximo de eficiência na gestão de materiais através do planejamento de compras e estoque, com locais de armazenagem, pontos de reposição, solicitações e ordens de compras, mapa de cotação, registro de entrada das mercadorias através de XMLs, captação de lote e validades (via código de barras), com avaliação de IQF (Índice de Qualidade de Fornecedores).

É sempre um desafio controlar máquinas e procedimentos?

 

Ajudamos nossos clientes a criarem alertas que permitam saber antecipadamente o momento de realizar uma parada de máquina ou equipamento para manutenção, seja preventiva ou corretiva, com fácil acesso a toda documentação de orientação em formato digital com os insumos, ferramentas e procedimentos que deverão ser executados para manter o nível de excelência em qualidade desejada pela empresa.

Quais impactos causam ao seu negócio máquinas paradas por falta de manutenção preventiva?

 

Resolvemos os problemas de máquinas paradas, com um bom planejamento documentado de manutenções preventivas e corretivas, com alertas ao responsáveis pela manutenção, evitando assim possíveis acidentes e afastamentos de empregados.

Com tanta tecnologia disponível, seus vendedores ainda não conseguem incluir os pedidos via smartphone?

 

Apoiamos nossos clientes a obterem comodidade e velocidade na captação dos pedidos por smartphone ou tablets, analisando desde a disponibilidade de produto em estoque até análise de crédito do cliente, buscando a redução de erros e problemas de comunicação, obtendo assim aumento na produtividade de toda equipe envolvida com a satisfação dos clientes.

Consegue atuar de forma efetiva, para reduzir perdas, no seu processo produtivo?

 

Com a metodologia SÍNTESE®, ajudamos a construir documentação de processos e qualidade para mapear níveis de estoque em excesso e identificar melhoria contínua nos fluxos de produção; reduzir deslocamentos desnecessários; identificar ponto de gargalos de máquinas ou pessoas; promover manutenção preventiva em ciclos periódicos de forma planejada obtendo assim, redução de perdas no processo produtivo. Evitar estoque parado por espera de processamento, ou ainda produzir além da capacidade de armazenamento.

Você consegue otimizar processos e reduzir os custos da sua empresa, com suas “ferramentas” atuais?

 

Através de parâmetros e critérios baseado em históricos de compras e entregas de fornecedores; histórico de vendas; histórico de manutenção de máquinas e equipamentos; capacidade produtiva; perdas de produção, ajudamos nossos clientes a revisarem processos no efetivo planejamento de redução de custos e otimização de processos.

Como promover os ajustes de estoque mínimo e ponto de reposição, mantendo sinergia entre os Deptos. de Produção, Compras e Vendas?

 

Através do planejamento mestre de produção (MPS), é possível gerenciar demandas de vendas e compras e promover ajustes de ponto de reposição com as informações dos fornecedores de forma racional e segura, assegurando perfeita harmonia.

É complicado apontar uma maior eficiência nas operações da produção?

 

Orientamos nossos clientes no correto mapeamento de processos, buscando identificar possíveis falhas e gargalos, apontando os detalhes em nossa ferramenta de Qualidade em conjunto com a Produção, para manter assim o nível de excelência desejado pela empresa.

Ainda não está adequado para as novas regras do Bloco K?

 

Somos especialistas nessa área e apoiamos nossos clientes na correta elaboração e saneamento de seus cadastros. Com a metodologia Síntese®, asseguramos que a empresa conseguirá cumprir com os prazos de entregas de suas obrigações de Bloco K e SPED, evitando assim surpresas com o fisco.

Você possui uma ferramenta ágil, que possibilite a rastreabilidade de materiais e insumos, via código de barras ou QR Code?

 

Com nossa ferramenta, você poderá a partir do registro de entrada captar via leitura do código de barras e/ou QR Code, informações como: número de série, lote e validade, atribuindo local de armazenagem de forma automática. Poderá também movimentar estoques, realizar apontamentos de produção, liberação de pedidos e pagamentos financeiros com esta tecnologia.

Faz parte do cenário da sua empresa, altos custos por excesso de estoque?

 

Apoiamos nossos clientes na melhor gestão de estoque, fazendo análises através de Business Intelligence (BI), a identificarem quais clientes poderiam adquirir produtos de menor giro ou de maior custo, de forma a promover campanhas comerciais de vendas para reduzir o volume financeiro parado em estoque e definindo novos critérios de compras e de estoque mínimo.

É difícil elaborar o cálculo do custo médio permanente?

 

Com nossa ferramenta você poderá decidir entre obter o custo médio permanente ou custo médio mensal de forma automatizada, mesmo quando houver necessidade de ajustes de entradas ou saídas em datas anteriores, permitindo avaliar a qualquer instante as margens de contribuição.

Gestão de Estoque com o MRP, MRPII e MPS ainda são desafios em sua empresa?

 

Ajudamos nossos clientes a criarem Dashboards (BI) de Produção que permitam avaliar, de forma simples, os resultados cada vez que estes conceitos são aplicados. Possibilitando, em tempo real, promover ajustes no Planejamento de Produção e consequentemente ajustes nas compras e níveis de estoque para atender as demandas de mercado.

Quais as consequências de entregar um produto em quantidade ou qualidade diferente do combinado com seu cliente?

 

Uma forma de manter o nível de qualidade pretendido pela empresa passa pela devida orientação de como produzir e como corrigir desvios ou não conformidades. Ajudamos nossos clientes na construção desta trilha de orientação, que pode ser através de métodos de Qualidade: 5S, Diagrama de Ishikawa (Causa e Efeito) ou 5W2H, com atendimento as novas normas de padrões ISO de melhoria contínua. Tudo isso de forma digital (GED) dentro de uma única ferramenta e integrado com todos os departamentos da empresa.

Que tipo de benefício que o modelo “indústria 4.0” pode trazer para a sua empresa?

 

Orientamos e apoiamos a passagens de sua empresa para o modelo “Industria 4.0”, com uma consultoria ágil e resultados práticos, através de automatização dos apontamentos de processos produtivos, buscando maior eficiência, redução de erros e imprevistos, aumentando a competitividade com transparência nos negócios.

Você consegue fazer a gestão de estoque em poder de terceiros?

 

Apoiamos a construção de controles que permitam acompanhar, em tempo real, materiais que estão em processos produtivos de beneficiamento em terceiros, da mesma forma é possível gerenciar produtos acabados em consignação ou amostras em clientes, para ter uma gestão eficiente do estoque.

Quais são as consequências da falta de insumos para concluir a produção prevista?

 

Propomos em nossa consultoria um bom planejamento das regras automatizadas relacionadas aos indicadores de reposição de materiais no estoque. Dados que cruzam volumes e prazos de entrega de fornecedores com a capacidade de armazenamento e históricos de vendas; os quais permitirão que o cálculo de MRP solicite, no momento mais adequado, o que deve ser comprado para manter a manufatura em pleno funcionamento, garantindo, assim, uma boa gestão de Compras.

Case de Sucesso

“A mudança para o Radar foi a melhor escolha que
a empresa fez.”

Vinicius Ferigolli | Gestor de Produção

Empresa

A Asthi é uma empresa que produz mangueiras, conexões, engates rápidos e tubos flexíveis, presente em todo Brasil atuando em mais
de 5000 empresas, desde 1994. Possui certificações ISO 9001-2008 e CRCC-Petrobrás, seu processo fabril é “quase” artesanal, pois
envolve muito trabalho personalizado e especificações destinadas a cada tipo de uso e cliente. Petrobrás, Clariant, Basf e indústrias
químicas são alguns dos clientes.

Cliente VISImax desde 2015.

Dificuldades & Necessidades

“O sistema anterior era muito simples e havia muitas limitações”, comentou o gerente de produção Vinicius Ferigolli. Anteriormente
a Asthi realizava contagens frequentes, pois o sistema antigo sempre apontava diferenças entre o estoque real e o lançado.

Outro inconveniente era o preenchimento de cadastro sem parâmetros, o que acarretava em muitos produtos com dimensões
semelhantes e repetidos

Escolha & Decisão

O Grupo Asthi utiliza o ERP Radar da WK Sistemas com os módulos Financeiro, Conciliação, Comercial, NF-e, Estoque, Compras, Produção e Folha de Pagamento.

Resultados & Benefícios

Atendendo aos mais diversos processos produtivos, a solução WK possibilita à Asthi que todas as etapas fabris sejam apontadas, permitindo que o gestor da produção ou mesmo a equipe de vendas, acompanhe o tempo de execução e em qual etapa se encontra.

A empresa optou pela realização do apontamento inicial e final. As Ordens de Produção (OPs) comandam o início da produção no sistema.

O próprio ERP destina os insumos para cada etapa de produção e notifica os envolvidos na fábrica. Dentro da ficha técnica há a opção de ajustes de insumos utilizados na produção, este é outro facilitador, tendo em vista que pode ocorrer alteração de quantidades de matéria-prima para cada OP.

Vinicius Ferigolli

Gestor de Produção 

Detalhamento da produção com a solução WK

A produção é iniciada a partir do pedido de venda. O departamento de Vendas realiza o pedido comercial e envia as demandas para a Produção. A Asthi trabalha com uma linha de produtos.

A partir do recebimento do pedido de venda, é gerada a Ordem de Fabricação – OF (ou Ordem de Produção). O departamento de almoxarifado recebe a OF e separa os insumos para a produção. Cada setor da produção de mangueiras recebe a mesma OF para realizarem os apontamentos: usinagem, prensagem e acabamento.

Há um acervo de fichas técnicas previamente elaboradas no sistema e à disposição para o começo da produção quando solicitada pela da Ordem de Produção. Podem ser feitos ajustes na montagem da OP e isto flexibiliza a fabricação. Imprimem a Ficha Técnica no próprio Radar e o operador da produção separa os itens no estoque para uso na OP. Como o processo da Asthi é bastante artesanal, o próprio operador separa os itens no estoque e leva até as máquinas para a produção.

A empresa utiliza o processo de compra desde a cotação com fornecedores diferentes, passando pela aprovação do fornecedor ganhador, a geração do pedido de compra, até a chegada da mercadoria e importação do XML. Com a importação do XML toda a carga de dados da NF-e é enviada para o sistema para o estoque (itens/mercadorias) e financeiro (contas a pagar). As compras são realizadas em função das demandas de estoque e para atender aos pedidos de vendas.

A solução WK possibilita a montagem de relatórios com campos e funções de cálculo, extração de informações sobre
os índices do estoque para avaliar os materiais com maior e menor demanda, itens mais antigos e pontos de reposição de cada item.

Com o ERP Radar a empresa consegue na cotação de venda dimensionar a quantidade de itens que irão demandar e até o tempo para produção. Se houver a necessidade de compra do insumo, conseguem avaliar o tempo de entrega do fornecedor.

Com o intuito de não atrapalhar e burocratizar os procedimentos da produção, a empresa optou por realizar os apontamentos apenas em etapas finais.


“Hoje, os controles de produção e estoque estão alinhados”, comentou o gestor de produção. Segundo Fegorelli, conseguem administrar o consumo e dimensionar melhor a compra de diversos itens como rolos de lona.

A empresa também consegue dimensionar melhor a capacidade produtiva. Atualmente não se produz para manter alto o estoque de produtos acabados. O ERP Radar possibilita administrar melhor a produção e a gestão do estoque, com o objetivo de manter o número ideal.

Com isso, o controle do estoque está em dia, a equipe de vendas se sente mais segurança em vender o que realmente tem capacidade de entregar e com prazos reais, impactando no cliente que terá a certeza de entrega. Outro ponto foi a segurança da informação para a tomada de decisão.

Para implantação, o canal WK VISImax utilizou uma metodologia para facilitar todo o projeto. A empresa ficou responsável apenas em realizar os cadastros dentro de uma planilha com os dados dos produtos, clientes, fornecedores e fichas técnicas e o canal auxiliou na montagem do melhor desenho do cadastro de produtos.

Com a implantação do Radar houve uma padronização dos cadastros, medidas, insumos, entre outros. Os relatórios de estoques e compras têm grandes facilitadores, com filtros e fórmulas; ainda há a possibilidade de realizar ajustes nos modelos existentes.

Outro benefício do sistema é que permitiu que a Asthi incluísse campos com informações sobre a inspeção de qualidade por mangueira. A empresa precisava gerar laudos técnicos a partir de relatórios de notas fiscais integrados com planilha, isto reduziu muito o tempo para liberação de notas fiscais.

De acordo com Ferigolli ao término da implantação e dos treinamentos, sentiram um grande alívio por ter sido uma implantação rápida, fácil e sem grandes problemas. “A mudança para o Radar foi a melhor escolha que a empresa fez”, destaca

Clientes

Sobre a VISImax

Fundada em 2000, a VISImax Tecnologia fornece softwares de Gestão Empresarial para empresas de diversos portes e ramos de atividade, alem de serviços de consultoria, implantação e treinamento, e em pouco tempo alcançou sucesso nesse segmento de mercado.

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