Controle inteligente de estoques e materiais, gerando mais economia e eficiência na produção.
O seu estoque está sempre com diferença e a razão é desconhecida?
Aumentamos a eficiência de nossos clientes na correta gestão dos seus estoques, através de ferramentas automatizadas para ajustes de inventário e custos assegurando a plena capacidade de atender demandas de vendas, produção, com exatidão, evitando imprevistos e transtornos financeiros.
O sistema que você utiliza possibilita uma gestão de estoque eficiente?
A eficiência de uma gestão de estoque só é possível se os processos internos estiverem organizados, seja no cadastro de produtos, de clientes, o controle de compras e logística. Baseado na Síntese® é possível analisar os resultados, falhas e acertos nas tomadas de decisão que impactarão no futuro da empresa.
Existem conflitos entre Compras e Estoque para atender as demandas da Produção?
Ajudamos nossos clientes a estruturarem cadastros de produtos por famílias de forma inteligente para identificarem a falta daqueles mais críticos com aqueles fáceis de repor. Criar regras diferenciadas de ponto de reposição, como Kanban, dinâmico, estoque mínimo é imprescindível para atender as demandas de produção e manter a harmonia entre Compras e Estoque.
De que forma você faz a gestão de seus custos industriais?
Com as nossas ferramentas, você poderá automatizar processos nas rotinas de compras e manutenção de equipamentos. Poderá simular preço de venda com análise comparativa entre preço sugerido e os praticados pelo mercado, alertando quando o lucro é prejudicado.
Você está seguro das informações que seu sistema gera para as entregas das obrigações legais?
Com a nossa ferramenta você integra totalmente as movimentações realizadas no Comercial, Compras, Finanças, Estoques, Produção e Folha de Pagamento, atendendo o IFRS, Compliance Fiscal e Contábil, o SPED Contábil, SPED Fiscal, EFD-REINF, EFD IRPJ, ECF, e-Social, a apuração de impostos e as mais diversas obrigações acessórias do território nacional. Tudo isto dentro de única ferramenta, sempre atualizada, que cumpre todos os prazos legais.
Quais alertas inteligentes e sem interferência humana sua ferramenta de gestão possui, para informá-lo de possíveis tomadas de decisões de seus produtos, com relação a vencimentos de prazo de validade, garantias, etc.?
Com nossa ferramenta, ajudamos nossos clientes com alertas como: Um equipamento chegou no balcão de assistência técnica e já não possui mais garantia; sugestão de escolha de um item no estoque próximo de vencimento de sua validade; alertas de não conformidades apontadas no controle de Qualidade; Certificados de fornecedores que estejam vencidos, entre outros, assegurando assim, uma melhor gestão na tomada de decisão.
Quais os desafios para atender a revolução da indústria 4.0?
Para enfrentar estes desafios a VISImax promove integrações com parque fabril, obtendo informações mais apuradas e em tempo real, minimizando a ocorrência de erros, desperdícios de insumos e principalmente de tempo, obtendo um controle mais aprofundado e inteligente dos processos, que são os principais objetivos da Indústria 4.0.
Como está a sua eficiência na compra de insumos e matérias-primas?
Tenha o máximo de eficiência na gestão de materiais através do planejamento de compras e estoque, com locais de armazenagem, pontos de reposição, solicitações e ordens de compras, mapa de cotação, registro de entrada das mercadorias através de XMLs, captação de lote e validades (via código de barras), com avaliação de IQF (Índice de Qualidade de Fornecedores).
É sempre um desafio controlar máquinas e procedimentos?
Ajudamos nossos clientes a criarem alertas que permitam saber antecipadamente o momento de realizar uma parada de máquina ou equipamento para manutenção, seja preventiva ou corretiva, com fácil acesso a toda documentação de orientação em formato digital com os insumos, ferramentas e procedimentos que deverão ser executados para manter o nível de excelência em qualidade desejada pela empresa.
Quais impactos causam ao seu negócio máquinas paradas por falta de manutenção preventiva?
Resolvemos os problemas de máquinas paradas, com um bom planejamento documentado de manutenções preventivas e corretivas, com alertas ao responsáveis pela manutenção, evitando assim possíveis acidentes e afastamentos de empregados.
Com tanta tecnologia disponível, seus vendedores ainda não conseguem incluir os pedidos via smartphone?
Apoiamos nossos clientes a obterem comodidade e velocidade na captação dos pedidos por smartphone ou tablets, analisando desde a disponibilidade de produto em estoque até análise de crédito do cliente, buscando a redução de erros e problemas de comunicação, obtendo assim aumento na produtividade de toda equipe envolvida com a satisfação dos clientes.
Consegue atuar de forma efetiva, para reduzir perdas, no seu processo produtivo?
Com a metodologia SÍNTESE®, ajudamos a construir documentação de processos e qualidade para mapear níveis de estoque em excesso e identificar melhoria contínua nos fluxos de produção; reduzir deslocamentos desnecessários; identificar ponto de gargalos de máquinas ou pessoas; promover manutenção preventiva em ciclos periódicos de forma planejada obtendo assim, redução de perdas no processo produtivo. Evitar estoque parado por espera de processamento, ou ainda produzir além da capacidade de armazenamento.
Você consegue otimizar processos e reduzir os custos da sua empresa, com suas “ferramentas” atuais?
Através de parâmetros e critérios baseado em históricos de compras e entregas de fornecedores; histórico de vendas; histórico de manutenção de máquinas e equipamentos; capacidade produtiva; perdas de produção, ajudamos nossos clientes a revisarem processos no efetivo planejamento de redução de custos e otimização de processos.
Como promover os ajustes de estoque mínimo e ponto de reposição, mantendo sinergia entre os Deptos. de Produção, Compras e Vendas?
Através do planejamento mestre de produção (MPS), é possível gerenciar demandas de vendas e compras e promover ajustes de ponto de reposição com as informações dos fornecedores de forma racional e segura, assegurando perfeita harmonia.
É complicado apontar uma maior eficiência nas operações da produção?
Orientamos nossos clientes no correto mapeamento de processos, buscando identificar possíveis falhas e gargalos, apontando os detalhes em nossa ferramenta de Qualidade em conjunto com a Produção, para manter assim o nível de excelência desejado pela empresa.
Ainda não está adequado para as novas regras do Bloco K?
Somos especialistas nessa área e apoiamos nossos clientes na correta elaboração e saneamento de seus cadastros. Com a metodologia Síntese®, asseguramos que a empresa conseguirá cumprir com os prazos de entregas de suas obrigações de Bloco K e SPED, evitando assim surpresas com o fisco.
Você possui uma ferramenta ágil, que possibilite a rastreabilidade de materiais e insumos, via código de barras ou QR Code?
Com nossa ferramenta, você poderá a partir do registro de entrada captar via leitura do código de barras e/ou QR Code, informações como: número de série, lote e validade, atribuindo local de armazenagem de forma automática. Poderá também movimentar estoques, realizar apontamentos de produção, liberação de pedidos e pagamentos financeiros com esta tecnologia.
Faz parte do cenário da sua empresa, altos custos por excesso de estoque?
Apoiamos nossos clientes na melhor gestão de estoque, fazendo análises através de Business Intelligence (BI), a identificarem quais clientes poderiam adquirir produtos de menor giro ou de maior custo, de forma a promover campanhas comerciais de vendas para reduzir o volume financeiro parado em estoque e definindo novos critérios de compras e de estoque mínimo.
É difícil elaborar o cálculo do custo médio permanente?
Com nossa ferramenta você poderá decidir entre obter o custo médio permanente ou custo médio mensal de forma automatizada, mesmo quando houver necessidade de ajustes de entradas ou saídas em datas anteriores, permitindo avaliar a qualquer instante as margens de contribuição.
Gestão de Estoque com o MRP, MRPII e MPS ainda são desafios em sua empresa?
Ajudamos nossos clientes a criarem Dashboards (BI) de Produção que permitam avaliar, de forma simples, os resultados cada vez que estes conceitos são aplicados. Possibilitando, em tempo real, promover ajustes no Planejamento de Produção e consequentemente ajustes nas compras e níveis de estoque para atender as demandas de mercado.
Quais as consequências de entregar um produto em quantidade ou qualidade diferente do combinado com seu cliente?
Uma forma de manter o nível de qualidade pretendido pela empresa passa pela devida orientação de como produzir e como corrigir desvios ou não conformidades. Ajudamos nossos clientes na construção desta trilha de orientação, que pode ser através de métodos de Qualidade: 5S, Diagrama de Ishikawa (Causa e Efeito) ou 5W2H, com atendimento as novas normas de padrões ISO de melhoria contínua. Tudo isso de forma digital (GED) dentro de uma única ferramenta e integrado com todos os departamentos da empresa.
Que tipo de benefício que o modelo “indústria 4.0” pode trazer para a sua empresa?
Orientamos e apoiamos a passagens de sua empresa para o modelo “Industria 4.0”, com uma consultoria ágil e resultados práticos, através de automatização dos apontamentos de processos produtivos, buscando maior eficiência, redução de erros e imprevistos, aumentando a competitividade com transparência nos negócios.
Você consegue fazer a gestão de estoque em poder de terceiros?
Apoiamos a construção de controles que permitam acompanhar, em tempo real, materiais que estão em processos produtivos de beneficiamento em terceiros, da mesma forma é possível gerenciar produtos acabados em consignação ou amostras em clientes, para ter uma gestão eficiente do estoque.
Quais são as consequências da falta de insumos para concluir a produção prevista?
Propomos em nossa consultoria um bom planejamento das regras automatizadas relacionadas aos indicadores de reposição de materiais no estoque. Dados que cruzam volumes e prazos de entrega de fornecedores com a capacidade de armazenamento e históricos de vendas; os quais permitirão que o cálculo de MRP solicite, no momento mais adequado, o que deve ser comprado para manter a manufatura em pleno funcionamento, garantindo, assim, uma boa gestão de Compras.
“A principal razão para a escolha do ERP Radar Empresarial foi a aceitação do desafio em realizar a implantação do início ao fim e dentro do tempo solicitado.”
Bruno Ferreira Novos | Vendas Interno
A THR Indústria e Comércio de Embalagens é composta por uma filial e pela empresa RT Ind. Com. de Embalagens. Localizada em São Paulo/SP, conta atualmente com cerca de 200 empregados.
Cliente VISImax desde 2012.
Durante 15 anos a THR utilizou um software desenvolvido internamente e periodicamente ajustado. Este período de utilização acabou por criar grande dependência da empresa ao programador do software.
Além disso, apesar dos ajustes, o sistema já não conseguia atender as novas demandas fiscais/legais. Com isto, a possibilidade de não conseguir emir NF-e se tornou um risco constante. Por conta deste risco, a THR foi ao mercado procurar uma solução que interligasse suas áreas e que gerasse a NF-e com integração ao SEFAZ de forma automática.
No final do processo, a necessidade de investir em um ERP se tornou ainda mais importante, pois a empresa deveria apresentar o SPED Fiscal. Seu software atual não tinha recursos que atendessem esta demanda e já não havia mais tempo e condições de desenvolver tais ferramentas.
A THR solicitou à VISImax para conhecer um cliente que utilizasse o Radar Empresarial. A VISImax levou a THR até um de seus clientes e este fez a apresentação da empresa e como utilizavam as soluções. Dias depois a THR aprovou o investimento no ERP Radar Empresarial.
De modo geral, a THR enfrentou – e superou – desafios envolvendo parametrização do sistema e mudança cultural, uma vez que foram 15 anos utilizando um software que não integrava as áreas da empresa.
Com as Soluções (Radar Financeiro, Conciliação, Comercial, NF-e, Estoque, Compras, Produção, Contábil, Fiscal, Assistec, Web Pedidos e 55 acessos simultâneos), as equipes agora conseguem focar em sua próprias áreas de atuação. A área comercial não precisa verificar se a área de produção está executando o pedido; a área de estoque não precisa listar os itens que a área de compras precisa cotar, e assim por diante.
Na área comercial eram aproximadamente 20 pessoas somente para digitar pedidos dos vendedores e representantes comerciais. Hoje é possível reproduzir pedidos copiando os lançamentos anteriores. Os representantes comerciais podem realizar e controlar seus próprios pedidos, além de gerenciar suas comissões.
“A THR aliou o ERP Radar Empresarial ao que existe de mais moderno na parte de infraestrutura, reduzindo o custo de manter um servidor para cada unidade, alocando apenas um servidor na matriz virtualizado com acesso remoto para outras unidades.
Além disso, o aval e o acompanhamento da Diretoria na implantação das soluções foram importantes para que a metodologia da VISImax fosse cumprida à risca e o cronograma atingido dentro dos prazos estabelecidos.”
Bruno Ferreira Novos
Vendas Interno
Fundada em 2000, a VISImax Tecnologia fornece softwares de Gestão Empresarial para empresas de diversos portes e ramos de atividade, alem de serviços de consultoria, implantação e treinamento, e em pouco tempo alcançou sucesso nesse segmento de mercado.
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2023 VISImax – Todos os direitos reservados.
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