A área de vendas em geral é o coração de uma empresa, independente do porte ou do segmento. Não adianta ter uma ideia brilhante de serviço ou produto se eles não chegam ao mercado para serem consumidos. E essa responsabilidade fica a cargo das equipes de vendas.
É claro que um vendedor não consegue fazer tudo sozinho, seu trabalho depende da interação com as principais áreas de uma empresa, desde o orçamento, produção e desenvolvimento, estoque, marketing, logística, financeiro entre outras.
Uma gestão de vendas eficiente é a chave para coordenar os processos que influenciam direta ou indiretamente as vendas de uma empresa e promover a integração com as demais áreas. Isso requer planejamento e acompanhamento constante das ações. Nesse contexto, não há como fugir do uso da tecnologia. Ao contrário, é preciso estar atento às mudanças e evoluções dos sistemas de gestão empresarial, se você quiser se manter competitivo.
Para esclarecer qualquer dúvida sobre o uso da tecnologia na gestão de vendas, veja os benefícios que ela pode trazer para o crescimento do seu negócio.
Agiliza os processos internos
A possibilidade de integrar as informações de diferentes áreas e deixar os dados disponíveis às equipes de vendas para que tenham acesso em tempo real às variações de preços e descontos, estoque de produtos, prazos de produção, entrega de mercadorias, campanhas de publicidade, ajuda a reduzir tempo para o fechamento de uma venda e influi positivamente no relacionamento com os clientes.
Além disso, permite que os pedidos sejam feitos via web, através da solução de gestão de vendas, a partir de qualquer lugar. O vendedor não precisa mais estar na empresa para realizar os processos e incluir as informações no sistema.
Com o uso de aplicativos é possível fazer uma autorização das compras, de maneira transparente e em tempo real, autorizar pagamentos e reembolsos, além de controlar os gastos em viagens e visualizar todos relatórios diretamente no smartphone ou tablet.
Melhora a gestão das métricas
Com uma solução de gestão de vendas é possível acompanhar facilmente as métricas. Os relatórios são gerados automaticamente, facilitando o acesso às informações e auxiliando de maneira rápida e confiável na tomada de decisões, inclusive para elaborar novas estratégias de venda para impulsionar os negócios.
Os gerentes podem responder com facilidade às questões como: Qual o ticket médio dos pedidos de compras? Qual o tempo do ciclo médio de vendas? Como está o desempenho das vendas por vendedor, por região, por produto? Ou seja, é possível acessar informações vitais para o negócio da empresa, em tempo real, e fazer uma análise sobre os resultados da estratégia de vendas.
Isso nos leva a uma outra vantagem muito importante que a tecnologia promove.
Aumenta a produtividade
Que gestor ou empresário não quer uma equipe que possa fazer muito mais tarefas em menos tempo e com menos burocracia. Somente com o uso da tecnologia é possível viabilizar essa economia de tempo e aumento da produtividade.
A facilidade e rapidez tanto do acesso quanto do cadastro de informações numa solução de gestão de vendas, por si só, já diminui o gasto de tempo com tarefas burocráticas. Assim os vendedores podem concentrar seus esforços em vender mais.
Uma opção de solução de gestão completa, amigável e acessível de qualquer dispositivo, que integra processos, controles e consultas das áreas de vendas, finanças, serviços, compras, estoque, contábil, GED e RH, auxiliando na rotina de todos os setores, é o ERP Radar Empresarial, da WK Sistemas.
Com o módulo de Gestão de Vendas e Comercial é possível controlar as metas, verificar orçamentos, realizar pedidos via web, administrar as agendas da equipe, ter acesso facilitado ao cadastro de clientes e fornecedores, acompanhar as movimentações de estoque, a logística de entrega e o faturamento e muito mais. Entre em contato com a VISImax e conheça melhor o ERP Radar Empresarial.