Há quem diga que a área de vendas é o coração de uma empresa. De fato, se as vendas vão mal, a empresa não sobrevive. Por isso, é necessário dar-lhe a devida importância e cuidar para fazer uma gestão de vendas competente, que traga resultados concretos e significativos.
Uma boa gestão de vendas é responsável por definir e organizar metas por meio de planejamento, elaborar estratégias e os processos e atividades para coloca-las em prática, manter as equipes treinadas e atualizadas. Nesse contexto, a liderança é um elemento-chave para o sucesso.
Ao contrário do que muitos empresários pensam, a gestão de vendas não é privilégio das grandes empresas, afinal, independente do porte, todos os empreendimentos querem crescer e vender cada vez mais. E as micro e pequenas empresas também são capazes de implementar processos que irão levar suas equipes de vendas a um novo patamar.
E saber vender não se resume exclusivamente em ter um bom produto e oferecê-lo ao mercado. Por isso, nós separamos algumas dicas práticas importantes para você implementar na sua área de vendas e otimizar sua gestão.
1. Planejamento
Todo processo deve começar com um bom planejamento, porém não cabe apenas aos gestores desenvolver estratégias e ações de atração e de prospecção de novos clientes. A equipe como um todo tem conhecimentos e experiências valiosas sobre o perfil dos clientes e que podem ser muito úteis na hora de planejar as metas, objetivos, estratégias e ações para alcança-los.
Com a colaboração de todo time fica mais fácil conseguir engajamento e que todos caminhem na mesma direção para alcançar os melhores resultados.
2. Identifique líderes
Para otimizar sua gestão de vendas é importante identificar entre os membros de sua equipe, aqueles que possuem características de liderança em seu perfil. Em geral, além de se destacar nas vendas, essas pessoas se comunicam bem, sabem trabalhar em equipe e respeitam o sistema de hierarquia da empresa.
Líderes capazes de compartilhar suas experiências e inspirar pessoas ajudam a consolidar um time de vendas mais unido e produtivo, que gera melhores resultados para o negócio.
3. Identifique os pontos de melhoria
Antes de implementar grande mudanças, é necessário ter claro e consciente quais são os pontos fracos da equipe e as falhas de processo que acabam por gerar erros, retrabalhos e outros problemas que possam afetar a produtividade e os resultados.
Assim, fica mais fácil identificar as causas e sugerir melhorias para que o processo seja otimizado. Muitas das tarefas rotineiras também podem ser automatizadas, o que ajuda na economia de tempo e reduz o índice de erros em tarefas operacionais. E isso nos leva à próxima dica.
4. Utilize a tecnologia a seu favor
Uma boa equipe de vendas precisa ter à sua disposição boas ferramentas que deixem seu dia a dia mais organizado, prático e funcional. Para isso, é necessário investir em uma solução de gestão de vendas que garanta maior produtividade e eficiência.
Uma dessas soluções é o ERP Radar Empresarial que possui um módulo de Gestão de Vendas e Comercial que permite controlar as metas, verificar orçamentos, realizar pedidos via web, administrar as agendas da equipe, ter acesso facilitado ao cadastro de clientes e fornecedores, acompanhar as movimentações de estoque, a logística de entrega, o faturamento e muito mais.
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